segunda-feira, 13 de maio de 2013

O QUE SOBROU DO ROCK NACIONAL


O que sobrou do Rock Nacional

Capital Inicial de 1986
Em 1982 o espólio do Aborto Elétrico, recém terminada, dá origem a uma nova banda batizada de “Capital Inicial”. Formada em Brasília, berço do rock nacional, onde nasceram outras bandas consagradas como a Plebe Rude, Paralamas do Sucesso e a Legião Urbana, a banda se posicionava com músicas politizadas e de protesto com uma pegada de Punk Rock.
Formada primeiramente pelos irmãos Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo), ex-integrantes do Aborto Elétrico, ao lado de Renato Russo, e Loro Jones (guitarra), oriundo da banda Blitz 64. Em 1983, Dinho Ouro Preto, após um estágio como baixista da banda “dado e o reino animal”, onde também tocavam Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, entra para os vocais.
Em 1985 lançam seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo “Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero“, logo em seguida, em 1986, lançam seu primeiro LP, “CAPITAL INICIAL”. O disco é muito bem aceito e recebe diversas críticas positivas como a de Mário Nery para o caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo, em 29 de julho de 1986: “Um rock limpo, vigoroso, dançante e sobretudo competente, a quilômetros de distância da mesmice que assaltou a música pop brasileira nos últimos tempos”.
Naquele momento conturbado em que o país se encontrava o que predominava era a busca incansável por músicas de protesto, tanto político, religioso ou do cotidiano, refletido em “Leve Desespero”“Fátima”“Música Urbana” e “Veraneio Vascaina”. Sem se incomodarem nem um pouco com o apelo comercial, as bandas daquele tempo metiam a boca no trombone e diziam o que queriam e a quem incomodasse. Nesse cenário que “CAPITAL INICIAL” ganhou disco de ouro e o reconhecimento de público e crítica, no momento em que o Brasil teve um dos melhores Rock ‘n’ Roll do mundo, muito diferente do cenário atual, formado de bandinhas medíocres e sem graça, sem apelo e identidade. Mas isso também vale para as antigas que ainda estão na ativa, como o próprio Capital Inicial.
FAIXAS:
1 – “Música Urbana” 3:30 (Fê Lemos, Flávio Lemos, André Pretorius, Renato Russo)
2 – “No Cinema” 2:56 (Fê Lemos, Flávio Lemos, Loro Jones)
3 – “Psicopata” 2:49 (Fê Lemos, Flávio Lemos, Pedro Pimenta, Loro Jones)
4 – “Tudo Mal” 3:12 (Fê Lemos, Rogério Lopes de Souza, Loro Jones)
5 – “Sob Controle” 3:31 (Flávio Lemos, Dinho Ouro Preto, Loro Jones)
6 – “Veraneio Vascaína” 2:15 (Renato Russo, Flávio Lemos)
7 – “Gritos” 3:27 (Fê Lemos, Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Guta)
8 – “Leve Desespero” 3:53 (Fê Lemos, Flávio Lemos, Dinho Ouro Preto, Loro Jones)
9 – “Linhas Cruzadas” 3:36 (Fê Lemos, Flávio Lemos, Dinho Ouro Preto, Loro Jones)
10 – “Cavalheiros” 3:25 (Fê Lemos, Flávio Lemos, Dinho Ouro Preto)
11- “Fátima” 3:49 (Renato Russo, Flávio Lemos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTARIO.
SER COMENTARIO É MUITO VALIOSO.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.